O que é Tuberculose?


O QUE É TUBERCULOSE?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis.

A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente, mas o bacilo pode atingir outros órgãos (a laringe, os ossos e as articulações, a pele, os gânglios linfáticos, os intestinos, os rins e o sistema nervoso).

O Brasil  notificou cerca de 71 mil casos novos  e 4.600 óbitos por tuberculose  em 2010.

QUANDO SUSPEITAR?

Tuberculose pulmonar:

Tosse há mais de três semanas, febre ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil.

Sintomáticos respiratórios: são todos os indivíduos com tosse há três semanas. Todos devem realizar o exame de baciloscopia pois pode ser tuberculose.

Na população vulnerável considerar como suspeita a tosse por duas semanas: população prisional, portadores de HIV e indígena. Na população vivendo em situação de rua deve ser solicitada baciloscopia independente do período de tosse.
Outros sintomas: dispnéia (sensação de falta de ar), dor no peito (tórax), hemoptise (escarro com sangue), dor de cabeça, falta de apetite e prostração (sensação de cansaço), entre outros sintomas.

Tuberculose em outros órgãos:

Febre ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e sintomas associados ao órgão acometido.

Diagnóstico em crianças:

A tuberculose na criança pode ser um pouco mais difícil para ser identificada. Por isso utiliza-se um sistema de pontuação


TRANSMISSÃO

Por via aérea através da tosse, fala ou espirro.

Após 15 dias de uso regular dos medicamentos, o paciente deixa de transmitir a doença.


TRATAMENTO

A tuberculose tem cura após 6 meses de tratamento com uso diário dos medicamentos. Apenas a tuberculose nas meninges (meningite tuberculosa) é tratada por 9 meses.

Veja abaixo os esquemas de tratamento:

O atendimento é realizado nas unidades básicas de saúde onde os medicamentos são fornecidos.

Teleaula sobre Manejo Clínico da Tuberculose e da Infecção Latente por Tuberculose

No dia 11/05/2017 (quarta-feira),  a partir da 14h 30m , a cesse a Internet e através do link wwww.telessaude.ba.gov.br/participe ...