DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE NA BAHIA 2016

O DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE NA BAHIA 2016

Com o desafio de eliminar a tuberculose até 2050,  o Dia Mundial da TB de 2016 acontece um cenário conturbado pela crise econômica e pela tríplice epidemia, lembrando à sociedade baiana que a TB existe e tem cura.
 
Em nosso estado são notificados mais de 4.800 casos anuais de TB por todas as formas, com taxa de incidência de 32,3 por 100 mil habitantes, proporção de cura de 62% e taxa de abandono de 7,1% em 2014. Ocupamos o terceiro estado em número de casos e o 11o. em taxa de incidência. A doença tem se concentra donos municípios mais populosos das regiões litorâneas e no interior destes, nos bairros cuja população residente possuí as condições de vida mais precárias.
 
Os períodos de crise econômica são os piores para doenças relacionadas aos mais pobres e que são historicamente negligenciadas, porque nesses cenários os cortes de recursos podem atingir principalmente tais programas. Essa situação pode piorar se a existência de recursos limitados tem que competir com doenças agudas reemergentes e emergentes como a dengue, chikungunya e a zika e cuja relação com a microcefalia tem causado grande comoção e mobilizacao.
 
É neste quadro que o Programa Estadual de Controle da TB, localizado na DIVEP, juntamente com a Fiocruz/CpqGM, o ISC/UFBA, o IBIT, o comitê Baiano para o Controle da TB e as Secretarias Municipais de Saúde de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho programaram entre outras ações a realização de dois Eventos:
 
1. A Mesa de Debate Em tempo de Zika a Tb Fica, que acontecera dia 28/03, a partir das 13h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB em Salvador.
 
2. O Seminário Tuberculose: O Que Há de Novo?, que acontecerá dia 30/03, 13h, no Auditório do Instituto de Saúde Coletiva ISC/UFBA, no Campus do bairro Canela, Salvador.
 
Abaixo o convite para a Mesa de Debate na Assembleia Legislativa:
 

Apresentações da Mesa de Debates (clique para abrir ou baixar):

Abaixo disponibilizamos as apresentações realizadas na mesa de debate, realizada no dia 26/03, no auditório da Assembléia Legislativa da Bahia.


Análise Epidemiológica da TB Bahia (download)

Desafios para o Controle da TB na Bahia (download)

Impacto Financeiro da Crise no SUS (download)

Perfil Epidemiológico da TB em Salvador (download)

TB e Desnutrição (download)

Visão do Ativismo (download)







Teleaula sobre Manejo Clínico da Tuberculose e da Infecção Latente por Tuberculose

No dia 11/05/2017 (quarta-feira),  a partir da 14h 30m , a cesse a Internet e através do link wwww.telessaude.ba.gov.br/participe ...